
Antes de ser chamado “DEMÉTRIO RIBEIRO”, os imigrantes que aqui chegaram, deram o nome de “CURBIÇÁ”, devido o Rio Curubixá que passa no casarão que pertencia à família “FAUSTINI”.
Famílias que aqui chegaram: DAMINATO, FAUSTINI, DA RÓS, SONEGHET, CERI, CASALLE, CARRARETO, CAMPAGNARO, FARINA, SEGISMUNDO, RAMPINELLI, GUZZO, SECOMANDI, TORRI, PANDOLFI, COMETTI, GIACOMIN, BARONI, DAMBRÓS, NARDI, TESSAROLO, DELUNARDO, CARLESSO, LECCHI, PERUCHI, GALLO, COMIN, FANTIN, AMBROSINI, RIGHETI, SARCINELLI, PIANCA, BAIOCO, DEPIANTI, RECLA, LOCATELLI, ALBORGHETH, MIOSSI e muitas outras.
DEMÉTRIO RIBEIRO era oposição ao IMPÉRIO, e D. PEDRO II para poder desviá-lo, mandou-o ver a distribuição das terras aos imigrantes. Ele subiu o Rio Clotário e fez morada numa barraca de palha ao lado do casarão do SECOMANDI. Aqui ele fez o trabalho de marcação das colônias para legalizar e entregou aos imigrantes.
O nome DEMÉTRIO RIBEIRO foi devido à influência de DEMÉTRIO NUNES RIBEIRO, que foi Ministro da Agricultura em 1889, no Governo Provisório da República e fez parte das principais forças políticas do Governo Republicano, junto a RUI BARBOSA, CAMPOS SALES, ARISTIDES LOBO, QUINTINO BOCAYUVA e EDUARDO WANDENKOLK.
A primeira capela de SANTO ANTÔNIO em Demétrio Ribeiro foi construída por volta de 1890, onde hoje existe um CRUZEIRO, próximo ao Cemitério. Foi abençoada por Pe. LUIZ BETRAMELLO.
Vários imigrantes vieram da província de Pádova, Itália, e eram grandes devotos de SANTO ANTÔNIO. Daí em nome de sua fé escolheram SANTO ANTÔNIO como padroeiro.
A Igreja atual foi abençoada em 1908 por Pe. LUIZ CLÁUDIO ROSA. Os dois sinos vieram da Alemanha em 1915. Um pesa 500 quilos e outro 400 quilos e a composição é de bronze e ouro. Foi abençoado por Pe. Júlio Beloti e a madrinha foi Teresita Borrini Farina, professora e catequista daquele tempo.