Visita técnica do SEBRAE em Afonso Cláudio

Nos dias 26 e 27 de setembro participamos de uma visita técnica no município de Afonso Cláudio, que localiza-se a 138 km de Vitória, na Região das Montanhas Capixabas, onde se destacam o clima tropical de montanha, repleto de belezas naturais e belas paisagens. O objetivo principal da viagem era entender como funciona o agroturismo local e aplicar na nossa região.

O nosso fim de semana foi bem produtivo. Acompanhados pelo gestor de agroturismo de nossa região, Pedro Veloso, e do proprietário da Pousada Vovó Dindinha, Jorge Saiter, visitamos alguns locais inclusos no circuito "Caminhos da Roça". O circuito mostra-se muito interessante e atrativo.

O primeiro local a visitarmos foi o Museu das Grandes Guerras, fundado por Holf Hofman, um austríaco, que cujo avô participou da Primeira Guerra Mundial e o pai na Segunda, começou a colecionar peças de guerra aos doze anos. O ambiente do museu é fantástico e confesso que, por fotos, não imaginava ser tão surreal. Dalva Hofman, esposa do proprietário, nos mostrou vários cenários de guerra com bonecos vestidos de uniformes militares autênticos, trincheiras, armas, fuzis, jornais, medalhas, rádios de campanha, telégrafo, veículos utilizados nas guerras e outros itens que eu demoraria horas para descrever aqui, pois possui mais de 1,5 mil peças em seu acervo. Realmente é uma estrutura que enche os olhos de qualquer pessoa, onde visam-se a exemplar organização e uma criatividade fantástica.

Após visitarmos o museu seguimos para a Pousada Vovó Dindinha que possui sete casas de meeiros para a hospedagem, com capacidade de 70 pessoas em sua totalidade. O ambiente é bem grande, familiar, simples e rústico e a comida, feita em fogão à lenha. Tudo com um toque rural, com direito de passeios à cavalo e de trator pela propriedade. Na pousada tivemos a ótima recepção de Jorge Saiter, de maneira bem acolhedora, nos deixando a vontade em sua propriedade, tendo direito, à noite, a uma apresentação de uma dupla da região. "Bom D+ !!!" No domingo, após um ótimo e reforçado café da manhã, junto a agroempreendedores de Governador Lindemberg e Águia Branca, seguimos para outros pontos turísticos do circuito. O primeiro deles foi o Sítio Capiau, de bela paisagem e muitos animais, como tucano, galinhas, coelho, cavalo, pavão e pássaros. Possui como atrativo também um pesque-pague e um restaurante, que utiliza as produções do próprio sítio, como arroz sem agrotóxico, peixe Tilápia e camarão da Malásia. O segundo ponto a visitarmos no domingo foi o Sítio da Mãezinha, onde são produzidas as fomosas e deliciosas bananas passas, além de abacaxi seco, pão de mel, doces, biscoitos, farinha de banana, fubá e outros produtos caseiros.

Depois seguimos para o Sítio Vista Alegre onde são produzidos queijos, cocadas (de pimenta também), linguiça de porco, doce de leite e outros produtos caseiros deliciosos, além de ter uma bela vista para o Pico dos Três Pontões. Uma paisagem de "encher os olhos".

Por fim ainda paramos no reserva ecológica de Pedra Azul para podermos capturar (mais) imagens e comprar morangos. Nota-se que após todas as visitas, praticamente, acabamos com os estoques dos produtores.

Concluo que a viagem foi realmente muito produtiva, pois o intuito dessa não era de passearmos, mas sim de aprender com os produtores locais como manter uma estrutura de agroturismo local. Uma das questões que mais ressaltaram foi a de parceria entre os produtores. Contar com a ajuda de outros proprietários é essencial para que um circuito como esse funcione. Todos que visitamos integram uma associação de produtores locais e sempre participam de cursos e reuniões apoiadas pelo SEBRAE, além de serem muito bem organizados, com planilhas de custos, lucros, planejamento e outras ferramentas que possibilitam o bom funcionamento de suas pequenas, mas produtivas, propriedades.

Agradecemos a companhia dos cidadãos de Águia Branca e Governador Lindemberg, guiados pela gestora da região, Alline Batista, que mostraram-se, assim como nós, muito interessados em tudo o que vimos na região e esperamos todos nós podermos aplicar na nossa.

Não posso deixar de agradecer também a companhia Jorge Saiter que esteve presente conosco em todas as visitas, nos guiando pelas propriedades e parabenizo também, não somente por ter uma bela e aconchegante propriedade, mas por mostrar que é parceiro dos outros proprietários locais, sempre encaminhando os turistas para as mesmas, fazendo com que o circuito Caminhos da Roça funcione e que a cada dia se fortaleça. Parabéns!

Um abraço para todos e aguardamos a visita de vocês aqui em nossa região.

Guilherme Campagnaro Carrareto