Inauguração do Museu da Imigração de Demétrio Ribeiro

Museu de Imigração de Demétrio Ribeiro

Matéria redigida por Glecy Coutinho

Com simplicidade e muita chuva foi inaugurado ao anoitecer de 28 de dezembro de 2010, o Museu da Imigração de Demétrio Ribeiro.

O representante da Associação de Moradores, Anelin Zucolloto Nardi agradeceu dizendo que os sonhos estavam se realizando e começando pela obra mais esperada pela comunidade, que compareceu em peso para o evento.

Com a presença da Secretária de Estado da Cultura Deyse Lemos que falou da importância do Museu para a preservação da memória dos imigrantes, que segundo ela foi um dos pontos fortes do governo Paulo Hartung na área da cultura.

A Secretária Municipal de Cultura Glecy Coutinho disse que talvez a Secretária Deyse Lemos, a Deputada Janete de Sá e o Prefeito Peruchi não tenham se dado conta, mas haviam acabado de escrever um capítulo fundamental para a história de Demétrio Ribeiro, que é a preservação da memória de seu povo.
Momento da Inauguração do Museu
A obra custou em torno de 70 mil reais. Divididos entre uma Emenda Parlamentar da Deputada Janete de Sá, a Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura Municipal de João Neiva.

O Prefeito Luiz Carlos Peruchi emocionado agradeceu e disse ao povo de Demétrio Ribeiro que nestes próximos 2 anos será feito o muro de arrimo e a estrada para o cemitério. Além dos moradores locais estiveram presentes os vereadores: Marcos Soares, Fortaleza, Micula, Hildo e Juninho. Os jovens da comunidade compareceram em massa e ficaram radiantes com a possibilidade aventada pela Secretária de Cultura Glecy Coutinho de ajudá-los a organizar um cineclube no Museu da Imigração.
Secretária Muncipal de Cultura Glecy Coutinho em discurso

Um lanche oferecido pela Associação de Moradores fechou o evento ao som dos violinos do Instituto Preservarte com os violinistas Hugo Gomes e Vinícius Fachinetti.