A 20 de dezembro de 1905 foi inaugurada, no km 91,230, mais uma estação da Estrada de Ferro Vitória a Minas, com a denominação de João Neiva.
O nome dessa estação foi dado em homenagem ao parlamentar baiano, Dr. João Neiva, ardoroso defensor dos interesses da Vitória a Minas no Congresso Nacional, e que esteve presente à inauguração do 1º trecho dessa ferrovia, a 13 de maio de 1904.
Nessa época, foram também inauguradas, no lugar, as oficinas da mesma Companhia.
Tanto o edifício da estação, como o das oficinas, foram construídos nos terrenos doados à Vitória a Minas pelo imigrante Negri Oreste.
Em tomo da estação, foi surgindo um pequeno povoado, que logo experimentou rápido desenvolvimento, superando, em pouco tempo, o da sede do antigo Núcleo Demétrio Ribeiro.
Esse desenvolvimento sempre crescente de João Neiva levou alguns de seus representantes, já há alguns anos, a trabalhar pela sua emancipação política, que veio a se efetivar, finalmente, através da Lei nº 4.076, de 11 de maio de 1988, sancionada pelo Governo do Estado, cujo Artigo 1º diz o seguinte:"A instalação do município far-se-á na ocasião da posse do Prefeito, do Vice-Prefeito e Vereadores".
A instalação do município se deu a 1º de janeiro de 1989, quando foram empossados o Prefeito, Aluyzio Morellato, Vice-Prefeito, José Anísio Ivo Seccomandi, e os seguintes vereadores:
Jurandir Matos do Nascimento - Presidente da Câmara Alécio Jocimar Fávaro Antônio Pandolfi Augusto Tessarolo Aylton Fornassiari Edson Luiz Dai Piaz Coutinho José Geraldo Colombo José Domingos Del Puppo José Francisco Grippa José Carlos A. dos Santos Maria Luiza Casotti Louzada Natalino Antônio Gasparini Waldemar de Barros
Por coincidência, a Prefeitura de João Neiva foi instalada em um prédio sito à Rua Negri Oreste.